Caster
 

Caster


É o ângulo de inclinação para frente (negativo) ou para trás (positivo) do pino mestre ou braço de suporte do eixo na parte superior, com relação a um plano vertical. O caster é responsável pela estabilidade direcional do veículo. Pouco ou nenhum caster ocasionará um
bamboleio na roda, resultando em desgaste acentuado em pontos localizados da banda de rodagem de um pneu.

O caster desigual faz com que a roda puxe para um lado, provocando um desgaste irregular da banda de rodagem do pneu. O caster excessivo originará um desgaste total e prematuro da banda de rodagem do pneu.

• Positivo - quando a inclinação do eixo de giro é para a frente
• Negativo – quando a inclinação do eixo de giro é para traz
• Zero – quando o eixo de giro está na vertical11


 

 

 

Função


Proporcionar estabilidade direcional. O caster, quando positivo, projetando para a frente o eixo de giro, estabelece o ponto de carga para frente do ponto de contato da roda com o solo. Com isso, as rodas tendem a manter-se alinhadas para frente, impondo ao veículo uma trajetória em linha reta.

O caster apesar de ser um ângulo crítico para o controle do veículo, não influencia no desgaste dos pneus. Os efeitos de um caster fora das especificações são os seguintes:

Quando insuficiente
• Reduz a estabilidade direcional em alta velocidade
• Reduz o esforço direcional requerido em baixa velocidade

Quando excessivo
• Aumenta a estabilidade direcional em alta velocidade
• Aumenta o esforço direcional requerido em baixa velocidade
• Pode causar vibrações laterais em alta velocidade

Diferente lado a lado
• Pode causar tendências no veículo de “puxar” para um dos lados e pode causar problemas
em frenagens violentas
• A máxima diferença permissível lado a lado é de ½ grau

 
Desenvolvido por: Pedro Fernando