Camber
 

Camber

O camber é determinado pela inclinação da parte superior da roda, para dentro ou para fora do veículo, em relação a um plano vertical. A cambagem pode ser positiva ou negativa.

A cambagem excessiva provoca um desgaste mais acentuado no ombro do pneu. Se o
camber for positivo, o desgaste será no ombro externo; se for negativo, o desgaste será no
ombro interno do pneu.


 

 

 

 

 

Função

A função do camber é distribuir o peso do veículo sobre a banda de rodagem dos pneus de maneira uniforme, evitando desgaste irregular dos mesmos. Desgaste excessivo nos “ombros” dos pneus são geralmente atribuídos a regulagens incorretas de camber.


 

 

 

 

 

Camber Negativo

Ocasiona desgaste prematuro no ombro interno do pneu. Projeta o ponto de aplicação do peso do veículo para a extremidade do eixo da roda, gerando um efeito de alavanca que causa instabilidade vertical e fadiga, tanto no eixo quanto nos demais componentes da suspensão.
Exemplo de camber negativo


 

 

 

Camber Positivo

Ocasiona desgaste prematuro no ombro externo do pneus. Projeta o ponto de aplicação do peso do veículo para a parte interna do eixo da roda, diminuindo o efeito de alavanca e, consequentemente, aumentando a estabilidade vertical do veículo.
Exemplo de camber positivo

 


 

 

Camber Desigual

Quando não houver especificações do fabricante, deve-se tolerar uma diferença máxima de ½ graus de camber lado a lado. O veículo tende a “puxar para o lado da roda que estiver com o ajuste de camber mais positivo.
Exemplo de camber desigual

 

 
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